REGIMENTO INTERNO
INTRODUÇÃO GERAL
Todo Coroinha é chamado por Deus a prestar-lhe culto, através do serviço do altar. Vivendo na sua graça, dando testemunho de sua fé e esforçando-se para crescer sempre mais como pessoa humana e filho de Deus, tendo diante de si a figura de Jesus adolescente, o qual “... crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (lc. 2,52).
APRESENTAÇÃO
Este documento destina-se a regulamentar, organizar e promover o funcionamento do Grupo de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniarios “São Domingos Savio”, sem registro até o momento na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Ser servidor do altar significa um seguimento de amor aos mandamentos de Cristo, de modo especial no amor ao próximo, demonstrado através da conduta diária da própria vida, na família, escola, sociedade, etc.
Despertar a consciência de que participar do serviço ao Altar exige esforço, perseverança, obediência e amor ao serviço, vivendo de acordo com os princípios cristãos ensinados pela Igreja Católica.
“Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos.” Jo 15,13.
Bragança- Pará 15 de Setembro de 2010
CAPITULO I
Do grupo
1º Art. – Sob o nome de Grupo de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniarios São Domingos Sávio fica constituído o referido grupo na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Diocese de Bragança do Pará em 15 de Setembro de 2010, regido pelo Pároco Benedito Moura.
2º Art. - O Grupo reúne meninos e meninas que queiram manter-se alegres, dedicados, sadios de alma e de corpo e dispostos a servir o Culto Eucarístico e Litúrgico em geral movidos pelo amor a Deus e a seus irmãos.
3º Art. – O grupo tem sua razão de ser, para garantir maior dignidade ao culto eucarístico e litúrgico em geral, através de um serviço capacitado e organizado, ao mesmo tempo em que busca oferecer aqueles que o integra, formação humana e cristã adequada a sua realidade de vida e idade.
4° Art. - Os meios utilizados na busca destes objetivos são os seguintes:
.Reuniões periódicas de formação
.Retiro Espiritual anual
.Círculos de Formação Doutrinal
.Convívios
.Direção Espiritual e Confissão freqüentes
.Recreação e lazer
.Organização do Serviço Litúrgico próprio do Grupo
5º Art. - São valores fundamentais para o desenvolvimento do grupo: oração, humildade, fraternidade e solidariedade.
5.1º - No serviço ao altar deve-se preservar a dignidade da celebração com concentração, atenção e respeito aos ritos ora realizados.
5.2º - Todo coroinha, acólito e cerimoniario deve trajar calça social preta, sapato social ou sapatilhas pretas e camisa com mangas de cor branca e acessórios para o cabelo as meninas.
5.3º - Os membros devem manifestar, na prática cotidiana, respeitando a opinião do outro e buscando não julgar, criando formas de preconceitos.
5.4º - Os coroinhas, acólitos e cerimoniario, durante a celebração, devem respeitar e obedecer às determinações do responsável na missa e dos dirigentes.
5.5º - Os coroinhas, acólitos e cerimoniario devem se responsabilizar-se pelas funções a que foram designados.
6º Art. – Cerimoniário; É o termo usado para designar o membro que possui todas as habilidades dos coroinhas e acólitos, sobressaindo aos demais no que tange ao cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas servindo como exemplo aos demais, tendo como objetivo maior, promover os que tiverem próximos a ele. Esse tem autorização para dirigir as atividades do altar nas celebrações, nas cerimônias solenes, procissões e eventos que exijam sua presença desde que “escalado” para tal; para isso utiliza-se de um paramento diferenciado: batina preta, sobrepeliz branca e sapato preto, calça social preta e camisa social branca.
7º Art. - O Grupo de Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários é um grupo organizado e disciplinado, com assessoria direta do Pároco.
8º Art. - Para atingir as finalidades próprias do Grupo, serão observadas as
seguintes normas básicas:
8.1º Freqüência e participação ativa nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Grupo
8.2ºParticipação ativa na Santa Missa para a qual está designado, observando os seguintes fatores:
-Atenção
-Recepção da Sagrada Comunhão
-Prestação de um serviço litúrgico próprio do grupo.
-Observância da Lista de Escalas
-Pontualidade aos Atos Litúrgicos e às Atividades do Grupo
-Urbanidade, educação e respeito no recinto sagrado e demais dependências da Igreja.
-Asseio
-Respeito e carinho com os objetos do Culto
-Cumprimento piedoso e competente das funções confiadas
-Vida cristã exemplar, dando especial atenção à recepção freqüente do Sacramento da penitência e da Direção Espiritual.
PARÁGRAFO ÚNICO - Serão observadas também como normas básicas as
“Responsabilidades do Coroinha, Acólito e Cerimoniario.”
9º Art. - O grupo abrirá inscrições sempre nos meses de fevereiro e março de cada ano.
9.1º - As vagas são limitadas em no máximo 20 inscritos, sendo que o número máximo de membros é de 50 jovens no grupo.
9.2º - O grupo se reunirá todos os sábados sempre as 14:30h no auditório paroquial.
9.3º - As reuniões terão duração de no máximo 2h.
CAPITULO II
Da vida Espiritual
1º Art. – Procure o Coroinha, acolito e cerimoniario ser digno do serviço do altar vivendo na graça de Deus, recorrendo, para isso, ao sacramento da RECONCILIAÇÃO mensalmente e sempre que houver necessidade, pois, “quem tem as mãos limpas e o coração puro” poderá subir no templo do Senhor (sl 23).
2º Art. – Tenha grande amor e zelo pela EUCARISTIA desejando recebê-la, pois “a sua principal conversão para Deus é se alimentar da eucaristia” (Santo Antonio Maria Zacarias).
3º Art. – Leia diariamente a PALAVRA DE DEUS, buscando nela á vontade de Deus e procure praticá-la, pois o próprio Jesus dizia; “o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar plenamente sua obra” (Jô 4,34)
4º Art. – Procure todos os dias dialogar com Deus através da ORAÇÃO, pois ela é “o alimento dos que querem progredir” (Santo Antonio Maria Zacarias).
5º Art. – Dedique todos os dias um tempo para uma boa LEITURA que edifique, instrua e contribua para o seu crescimento humano e espiritual.
6º Art. – Tenha especial devoção para com a VIRGEM MARIA, particularmente sob o titulo de Mãe do Perpetuo Socorro, consagrando-se a ela todos os dias e homenageando-a com a oração do ROSARIO.
7º Art. – Coloque-se sob a proteção do apostolo Paulo, de Santo Antonio Maria Zacarias e São Domingos Sávio, procurando conhecer suas vidas, seus ensinamentos e tenha grande desejo de imitá-los.
8º Art. – Procure todos os dias “servir o Senhor com alegria” e ofereça a si mesmo como culto a Deus, conforme nos recomenda o apostolo Paulo: Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, e que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus; este é o vosso culto espiritual (Rm. 12,1).
9º Art. – Procure o coroinha participar de espiritualidades em sua paróquia, para alimentar a alma na fé católica.
CAPITULO III
Do comportamento na igreja
1º Art. - Ao entrar na igreja, se Jesus estiver presente no santíssimo sacramento faça genuflexão em atitude de fé e adoração a Jesus realmente presente no sacrário. Não havendo o santíssimo, faça reverencia á cruz ou ao altar, pois este representa o próprio Cristo e é o lugar do sacrifício.
2º Art. - Em toda parte e em todo tempo, na igreja, comporte-se com grande reverencia e respeito, sabendo que está na casa de Deus: portanto evite correrias, brincadeiras, conversas inúteis, palavras indignas e atitudes inconvenientes em lugar sagrado.
3º Art. – Todo coroinha, acolito e cerimoniario antes de subir ao presbitério, para o serviço do altar, deve fazer as necessidades, se estiver mascando chiclete, deve jogar fora, as meninas com sapatos com o salto muito alto deve trocar, nunca ajudar com o cabelo solto, nem ficar na sacristia no momento da santa missa.
4º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario não pode dar seu lugar para outro, estando na missa, se obter um imprevisto comunique com antecedência e será substituído.
5º Art. – O coroinha acolito e cerimoniario não pode fazer fofocas, não pode namorar ou atitudes que prejudique o seu comportamento ou a conduta do grupo e da igreja são atitudes que levará o coroinha deixar o grupo.
6º Art. – Procure o coroinha, acolito e cerimoniario toda à vez que passar enfrente ao altar, fazer reverencia, em sinal de respeito e zelo pelo local de sacrifício e amor de Jesus na santa missa.
7º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario antes da santa missa esteja na sacristia para auxiliar o padre no que precisar, pois até o sacristão irá precisar de você no serviço do altar.
CAPITULO IV
Do serviço ao Altar
1º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario antes de vir a igreja, faça cuidadosamente sua higiene pessoal; tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, aparar as unhas, vestir roupas limpas, usar meias e sapatos. O bom coroinha cuida com esmero de seu interior e do seu exterior.
2º Art. – Lave bem as mãos antes de se dirigir para o serviço no altar.
3º Art. – Tendo sido escalado para o serviço do altar, chegue 15(quinze) minutos antes do inicio da celebração; isso é sinal de responsabilidade.
4º Art. – Esteja vestido 5(cinco) minutos antes da celebração é sinal de eficiência.
5º Art. – Faça as orações próprias dos coroinhas antes e depois das celebrações.
6º Art. – Ao termino da celebração, guarde sua túnica no lugar apropriado ou leve para casa, tendo o cuidado de mante-la sempre limpa e passada.
Parágrafo Único: O coroinha só poderá receber sua veste depois de um período de preparação e experiência, no mínimo de 03(três) meses, em cerimônia própria.
7º Art. – Não se intrometa no serviço dos outros, mas esteja disponível e pronto a ajuda-lo caso seja solicitado, isso é sinal de obediência e respeito com seu ministério.
8º Art. – Nenhum coroinha, acolito ou cerimoniario ouse repreender o colega, isso cabe ao coordenador que fará, com caridade, quando achar conveniente, e avisara os pais.
9º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario foi escalado para o serviço, caso surja algum imprevisto que o impeça de fazê-lo, comunique antecipadamente ao coordenador o qual providenciara sua substituição. Em caso de imprevisto de ultima hora, que não der tempo para justificar-se, faça na primeira oportunidade que tiver, com respaldo dos pais ou responsáveis.
10º Art. – Procure o coroinha, acolito e cerimoniario antes da celebração verificar o que falta ou o que se precisa para o bom andamento da santa missa.
11º Art. – A roupa oficial do serviço altar e calça preta social, sapato preto social e camisa branca com manga.
CAPITULO V
Da Participação no Grupo
1º Art. – Pode fazer parte do grupo meninos e meninas que já fizeram a PRIMEIRA EUCARISTIA ou estão se preparando para tal.
2º Art. – Para entrar no grupo é necessário que seja de livre e espontânea vontade, e com autorização dos pais ou responsável.
3º Art. – Para ser bom coroinha, acolito e cerimoniario precisa que seja também bom estudante, bom filho, bom irmão e bom amigo. Portanto o servidor que estiver com dificuldade de relacionamento em casa, na escola e na sociedade, seja acompanhado pelo coordenador ou por um sacerdote, de acordo com seus pais, para ajuda-lo em sua caminhada.
4º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario que não estiver obtendo êxito nos estudos, por falta de interesse e de empenho e não se corrigir depois de ser aconselhado poderá passar um período sem o serviço do altar. Por isso seja cuidadoso com seus estudos.
5º Art. – O coroinha, acolito e cerimoniario pode afastar-se do grupo quando o desejar, porem depois de ter conversado com o coordenador, e com o consentimento dos pais ou responsáveis.
6º Art. – Ao completar 18(DEZOITO) anos, o servidor deixará o grupo (ou permanecerá no grupo se desejar) em cerimônia própria e passa a fazer parte de outro grupo na paróquia assumindo nova função.
7º Art. – A frequência é importante por isso seja responsável para não faltar nas reuniões e nas escalas da missa.
CAPITULO VI
Da Participação as Reuniões e as Missas
1º Art. – Todo coroinha, acolito e cerimoniario deve participar das reuniões do grupo que são realizadas semanalmente e sempre que for convocado.
2º Art. – Participar da SANTA MISSA todo final de semana, demonstrando zelo e amor pela eucaristia e pela igreja.
3º Art. – Caso não possa comparecer a alguma das reuniões, faça sua justificativa com o conhecimento dos pais ou responsáveis ou entre em contato.
4º Art. – Excesso de faltas nas reuniões e nas missas (quando for escalado) sem justificativa conveniente poderá levar suspensão das atividades do grupo, você precisa ser participativo em sua paróquia.
5º Art. – O repetido atraso nas reuniões na santa missa, ou atividades do grupo, também é causa de suspensão das atividades do grupo, seja responsável e pontual.
CAPITULO VII
Da Coordenação
1º Art. – O coordenador geral do grupo será uma pessoa nomeada pelo vigário da paróquia bem como sua substituição.
2º Art. – Alem do coordenador geral haverá na paróquia pessoas formadas para assessora, pessoas de comprovada idoneidade e que deem testemunho de sua Fe.
3º Art. – No inicio das atividades anuais, o coordenador escolhe pessoalmente ou por meio de eleição entre os membros, um dentre eles que seja seu auxiliar.
4º Art. – Procure o coordenador ter reuniões periódicas com os pais ou responsáveis dos coroinhas, para que junto tratem assuntos relacionados à educação e a formação dos mesmos.
5º Art. – Providencie o coordenador, uma ficha com os dados pessoais de cada coroinha, que contenha nome, data do nascimento, nome dos pais ou responsáveis, endereço completo, serie escolar, procure também atualiza-la no inicio de cada ano.
6º Art. – Quando houver passeio ou alguma atividade fora do âmbito da igreja, o coroinha só poderá participar com a autorização escrita dos pais ou responsáveis.
7º Art. – Para qualquer atividade fora da cidade, os coroinhas devem ser acompanhados, alem do coordenador, por algum familiar.
8º Art. – Procure o coordenador promover atividades sócio-educativas, como teatro, esporte, lazer e tudo que contribui para o desenvolvimento físico, social e psíquico dos coroinhas.
9º Art. – Procure o coordenador ser pontual e ter boa comunicação com os pais dos coroinhas e com o vigário para o melhor trabalho no grupo.
“É preciso que você tenha um coração grande e ânimo generoso, porque costumam
levantar - se tantas contrariedades e tantas dificuldades internas e externas contra tal
empreendimento, que abatem e sufocam os que tem animo fraco.”
“FORMANDO BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS.”
DOM BOSCO
ORAÇÕES DIARIAS DO COROINHA
1º _ SENHOR, QUE DEVO FAZER!
Deus tem plano para minha vida. Existe um lugar também para mim a serviço de Deus. Se eu recusar ninguém vai me substituir, se eu disser não, se abre um vazio na igreja, Deus já semeou no meu coração; a minha pobreza não deve me assustar. A palavra de Deus ilumina meu caminhar. A igreja e a multidão de irmãos e irmãs que me acolhem e acompanham. Jesus é o amigo que me da força para realizar o meu oficio.
2º _ ORAÇÃO ANTES DA CELEBRAÇÃO
Ó majestade divina, ajoelhado diante do vosso altar onde irei desempenhar o meu oficio de coroinha, eu vos agradeço o grande favor que me haveis concebido de ser admitido neste sublime ministério. Ciente de que, nem mesmo os anjos são dignos de aproximar de vós, quero estar sempre na vossa divina presença, com o mais profundo respeito. Quero servir a Jesus Cristo, na pessoa de seu sacerdote. Quero servir a igreja, sobretudo na celebração eucarística. Quero edificar os fieis com minha compostura no altar, com minha conduta dentro e fora da igreja. Quero distinguir-me pela obediência ao regulamento dos coroinhas, por minha caridade fraternidade e pela pureza de corpo e alma. Com firme confiança eu invoco a Virgem Gloriosa, Mãe do Perpetuo Socorro. Amem.
Santo Antonio Maria Zacarias: rogai por nós!
3º _ ORAÇÃO DEPOIS DA CELEBRAÇÃO
Senhor, muito obrigado pela graça de servir.
Ajuda-me a conservar no meu coração a palavra ouvida e os dons recebidos.
Quero viver o que aprendi e ser testemunha do teu amor.
Quero obedecer meus pais, colaborar com aqueles que me orientam ser leal com meus amigos, respeitar a todos, ser solidário com os pobres.
Quero te ver e servir em cada um dos meus irmãos.
Maria, minha mãe, cuida de mim como cuidou do teu filho, Jesus e dar-me força e disponibilidade para responder “sim” a todos os seus apelos.
4º _ ATO DE FÉ
Eu creio firmemente que existe um único Deus, em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o filho de Deus se fez homem.
Padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo mais que crê e ensina a igreja Católica Apostólica Romana. E nesta crença quero viver e morrer. Senhor eu creio em ti, mas aumenta a minha fé.
5º _ ORAÇÃO DO AMANHECER
Senhor!
No silencio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente e compreensivo, manso e prudente. Quero ver meus irmãos alem das aparências, quero vê-los como tu mesmo os vê, e assim não ver senão o bem em cada um deles. Fecha meus ouvidos a toda calunia. Guarda minha língua de toda a maldade. Quero só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam tua presença. Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos.
6º _ ORAÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos o Deus que instruis os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de vossa consolação.
Amem.
7º _ ORAÇÃO PARAO ANJO DAGUARDA
Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador, se a ti fui confiado, por celestial piedade divina, sempre me rege me guarde me governe me ilumine. Amem.
8º _ ORAÇÃO DA PERSEVERANÇA
Maria Mãe do perpetuo Socorro, minha querida e eterna mãe, virgem fiel, concedei-nos de vosso divino filho, pelo mérito de sua Paixão, Morte e Ressurreição sermos fieis à vontade de Deus e na realização do serviço à igreja. Guardai nossas mentes, corações, sentidos, palavras e ações para não cometermos pecado. E assim possamos aguardar a vós, ao vosso Jesus e ao nosso Deus. Queremos observa o ensinamento da igreja com espírito de obediência, com senso de responsabilidade e controle de nós mesmo. Assim podermos-nos conserva na fé e na pureza.
9º _ CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó minha senhora e minha mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como filho e propriedade vossa. Amem.
10º _ ATO DE CONTRIÇÃO
Meu Deus, eu me arrependo de todo meu coração, de todos os meus pecados, porque pecando mereci o vosso castigo, mas, sobretudo, por ter ofendido a vos, que sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Mas prometo, com a vossa graça, de nunca mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecado. Senhor, misericórdia, perdoai-me.
Se quiser baixar o nosso regulamento esta aqui o link